813bet -Os legisladores nacionais chineses aprovaram uma Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado na reun

Lei Orgânica do Co813bet -nselho de Estado do Estado, alterada

Legisladores nacionais <strong>813bet -</strong>chineses aprovaram uma Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado na reunião de encerramento da segunda sessão do 14º Congresso Nacional do Povo em 11 de março de 2024. Foto: VCG

Os legisladores nacionais chineses aprovaram uma Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado na reunião de encerramento da segunda sessão do 14º Congresso Nacional do Povo em 11 de março de 2024. Foto: VCG

O presidente chinês Xi Jinping assinou uma ordem presidencial na segunda-feira para promulgar uma Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado, que entrou em vigor no mesmo dia.

As revisões da lei foram aprovadas pelos legisladores nacionais chineses na segunda-feira na reunião de encerramento da segunda sessão do 14º Congresso Nacional do Povo (NPC), a primeira revisão da lei desde sua adoção em 1982, informou a Agência de Notícias Xinhua.

A Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado atende aos requisitos de desenvolvimento dos tempos, disseram estudiosos ao Global Times. A revisão enfatiza a liderança do Partido sobre os órgãos administrativos e ajudará a garantir uma governança tranquila e a implementação de decisões importantes.

A última revisão contém 20 artigos e adiciona disposições relativas à natureza e posição do Conselho de Estado de acordo com a Constituição, que estipula que o Conselho de Estado, ou seja, o governo central, é o órgão executivo do mais alto órgão estatal de poder e é o órgão administrativo estatal. Também refina as expressões relativas às funções e poderes do Conselho de Estado e acrescenta uma disposição segundo a qual o Conselho de Estado exerce liderança unificada sobre o trabalho dos órgãos administrativos locais em todos os níveis em todo o país, de acordo com Xinhua.

De acordo com a revisão, as disposições alteradas esclarecem ainda mais os deveres dos vice-primeiros-ministros e conselheiros de Estado. Acrescenta o governador do Banco Popular da China como membro do Conselho de Estado.

Os legisladores começaram a deliberar o projeto de revisão da Lei Orgânica do Conselho de Estado em 5 de março. No domingo, a terceira reunião da presidência da segunda sessão do 14º NPC tomou a decisão de submeter o projeto de revisão à sessão do NPC para votação.

A lei desempenhou um papel significativo para garantir que o Conselho de Estado desempenhe suas funções de acordo com a Constituição e outras leis, disse Li Hongzhong, vice-presidente do Comitê Permanente do NPC, ao explicar o projeto na reunião de abertura da segunda sessão do 14º NPC, de acordo com a Xinhua News Agency.

Revisar a lei é um passo necessário para que o Conselho de Estado mantenha a liderança geral do Partido e fortaleça a melhoria abrangente da governança, disse Li, acrescentando que fornece uma garantia institucional para que o Conselho de Estado adira ao seu princípio centrado no povo e ao seu propósito fundamental de servir de todo o coração o povo, disse Xinhua em 6 de março.

A revisão também é uma parte importante dos esforços para implementar e aplicar plenamente a Constituição e estabelecer uma governança baseada na lei, além de ser uma medida eficaz para reformar as instituições do Partido e do Estado e modernizar os sistemas e a capacidade do país para governança, de acordo com Li.

A Lei Orgânica revisada do Conselho de Estado destaca sua natureza política, colocando ainda mais ênfase na liderança unificada do Partido sobre os órgãos administrativos estaduais, disse Zhuang Deshui, vice-diretor do Centro de Pesquisa para Construção de Integridade Governamental da Universidade de Pequim, ao Global Times na segunda-feira.

Esta é uma mudança significativa que visa garantir a implementação tranquila das políticas, ou seja, a importante implantação de políticas do Comitê Central do CPC pode ser realizada através dos órgãos administrativos estaduais, disse o especialista.

"Ao mesmo tempo, modificou o mecanismo de tomada de decisão do Conselho de Estado, especialmente ao incorporar o banco central ao Conselho de Estado, o que aumentou o poder de decisão do país", disse Zhuang ao Global Times. "Isso permite que chefes de mais departamentos relacionados às principais decisões nacionais entrem no órgão de tomada de decisão, o que é benéfico para garantir a implementação das decisões."

A Lei Orgânica do Conselho de Estado foi adotada em dezembro de 1982, quando a atual Constituição da China foi formulada e nunca havia passado por uma revisão antes de hoje.

A revisão de uma lei tão importante e antiga adapta-se às exigências dos tempos e adapta-se melhor às funções do actual Conselho de Estado, observou Zhuang.

"É resultado da nossa prática ao longo das últimas décadas e responde às necessidades práticas do funcionamento do Conselho de Estado", disse ele, observando que o resultado será mais claro após alguns anos de implementação.

Depois que a deliberação começou sobre o projeto de revisão, atraiu grande atenção da mídia estrangeira. Muitos deles interpretaram mal, difamando-o como significando uma maior centralização de poder ou enfraquecimento da autoridade governamental. Os observadores apontaram que esses mal-entendidos decorrem de um preconceito fundamental por muitos ocidentais contra o sistema único da China.

A ideia de separação do Partido e do governo na China sempre significou que funções específicas do Partido e do governo deveriam ser separadas, não que o governo deveria ser separado da liderança do Partido, explicou Zhuang.

"O objetivo sempre foi melhorar o mecanismo e os métodos de liderança do Partido para melhor conduzir o trabalho do governo", disse ele. "O Partido é responsável pela coordenação geral e tomada de decisão, com uma divisão de trabalho e coordenação entre o Partido e o governo. O governo central não será marginalizado."


ARTIGOS RELACIONADOSLegisladores chineses deliberam o projeto de revisão da Lei Orgânica do Conselho de Estado, a primeira revisão em 40 anos

Os legisladores chineses começaram na terça-feira a deliberar um projeto de revisão da Lei Orgânica do Conselho de Estado. Esta ...

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap